Utilidade Pública (Implante/Giovani/Centro/Resposta)
Perguntas feitas, “na integra”, por Internautas:
1). “Quem é o Dentista que faz Implante?”
A princípio deveria ser o Implantodontista que é o profissional que fez uma pós-graduação em implantodontia e tem título de Especialista reconhecido pelo CFO ( Conselho Federal De Odontologia ) e ,por assim ser, tal profissional possui além dos números normais de registro nos Conselhos (CFO+CRO)—que são os fornecidos a todos os Odontólogos (Profissionais Graduados em Odontologia)—eles possuem um IE com outros números .O “IE” (Inscrição de Especialista) só pode ser dado a quem foi aprovado pelos tramites legais que regem a pós-graduação (Em Odontologia).As informações constantes na página do CFO na Internet são consideradas 100% seguras e podem e devem ser acessadas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do Mundo, que queira certificar-se ou apenas informar-se sobre o Status/Profissional do seu “Doutor”. Todavia, é bom saber, a lei nº 5.081 de 24 de Agosto de 1966 que regula o exercício da Odontologia— diz que todos os Odontólogos (Dentistas) inscritos regularmente nos seus Conselhos, digo, CFO+CRO podem executar qualquer procedimento constante dentro de todas as Especialidades Odontológicas, porém, é vedado (Proibido) pelos Conselhos (CFO+CRO)a ostentação de Título de Especialista aos profissionais que não possuam tal Status/profissional, exemplo: a palavra Implantodontista só pode ser usada pelo profissional Especialista e é crime ético o profissional não Especializado usar na porta do seu consultório, cartão de visitas, publicidade na internet e em qualquer outro local que seja— tal palavra (Implantodontista). Em suma, para que não hajam duvidas, criamos um exemplo fictício:
Dr. Gervazio Lima (Implantodontista ,CRO-XX-000111 e IE-222888)
Dr. Gervazio Porkonny (Implantodontia ,CRO-XX-000111)
Obs.: observe que no primeiro “Doutor” —há o “ista” no final da palavra Implantodont e o “IE” que é a abreviação da palavra Inscrição de Especialista seguida dos números 222888 que são os números que designam os Especialistas inscritos no CFO, na Especialidade, até aquela data. Observe que no segundo “Doutor” não há o “ista” no final da palavra Implantodont e sim “ia” e o “IE” também não existe—o “Doutor” em questão(Dr. Porkonny )é um profissional que gosta de exercer a Implantodontia e não há nada de errado nisso —na pratica… Para o Paciente… Funciona mais ou menos…Como se o indivíduo necessitasse de um Transplante Cardíaco e procurasse um Médico Clinico Geral para opera-lo ao invés de um Médico Cirurgião Cardiologista(GIOVANI/CENTRO).
2)” Quanto custa o Implante?”
Vai depender de vários fatores— você perdeu o seu dente a algum tempo e está usando aparatos, tais como: Prótese parcial removível ;Prótese Total ou Prótese em acrílico “Perereca” contendo 1 (um) ou mais elementos —nesses casos, dependendo do tamanho do dano ósseo, pois, tais aparatos têm o poder de reabsorver o osso hospedeiro por pressão, digo, os materiais que, geralmente, são usados para confecciona-los (Acrílico)—causam reabsorção óssea, assim sendo, tudo indica que você terá que reabilitar o seu “osso hospedeiro” para que possa ser possível implantar Raízes Aloplasticas (“Implante”).O valor da Raiz Aloplastica implantada é, obviamente, variável caso a caso e, também, de Profissional para Profissional e geralmente não são cobertos pelo SUS—logo, são procedimentos realizados pela área Particular—não sendo, assim, possível precisar valores. Todavia, observamos uma “certa paridade” entre valores cobrados por Especialistas a bordo de seus próprios consultórios (muitas vezes…Até mais baixos) e não Especialistas e também Especialistas trabalhando a bordo de Clinicas que realizam procedimentos Implantodontico (GIOVANI/CENTRO).
3) “Quantos dias para o procedimento de um implante?”
“O procedimento cirúrgico que utiliza a técnica/implante para fixação endo-óssea de Raiz Aloplastica deve e acreditamos que siga o critério ditado, verticalmente, por um tratamento, assim sendo, após os tramites que antecedem o transoperatório— a Cirurgia quando não há problema que faça o profissional ter que pôr em pratica técnicas reconstrutivas que visem o sucesso dá ou das implantações — como exemplo — no caso de 1(uma) Raiz Aloplastica implantada (técnica/direta)— somando todos os tempos (anestesia, incisão, fresagem-óssea escalonada, implante da Raiz Aloplastica e sutura)geralmente varia entre 20 a 30 minutos. Todavia, o processo rápido, em nosso exemplo, cujo desfecho se deu em 20 ou 30 minutos, muitas vezes —pode levar anos ou até mesmo nunca vir a poder ser realizado, visto que, depende do Quadro Clinico favorável (saúde óssea do Paciente) entregue ao Cirurgião Implantodontista . Nos casos em que haja necessidade de técnicas ósseas reconstrutivas os Profissionais Implantodontistas são os profissionais eleitos que deverão atuar no sentido de reestabelecer a integridade óssea necessária que sirva aos propósitos da Implantodontia. Em suma, a Implantodontia nem sempre poderá ser posta na pratica — contudo, sugerimos a você que precisa da Implantodontia— que procure um Especialista para fazer uma avaliação criteriosa da sua condição óssea (Especialista/ Consultório/ preferência) antes de começar o seu tratamento implantodôntico — vemos com reservas, locais que ostentam muito luxo e trabalham com todas as Especialidades Odontológicas (GIOVANI/CENTRO).
4) “Qual a taxa de sucesso dos implantes?
“Quando implantadas corretamente as Raízes Aloplásticastêm sucesso de 100%.Todavia, a longevidade das mesmas(R/A)não está apenas em seguir os tramites e as boas normas estipuladas pela Cátedra/Cirurgia, visto que, as Raízes Aloplásticas são consideradas implantes Abertos(“Mistos”), digo, o destino final (R/A) é intra e extra ósseo ao mesmo tempo—o que leva a mesma (R/A)a sofrer com as ações bacterianas do meio em que está e ainda tem o acréscimo da função que lhe foi imputada —que é trabalhar dentro da dinâmica(oclusal) ditada pelo sistema Estomatognático —que não dá trégua e costuma ser impiedoso com aqueles que o ignora—no caso—Profissionais com baixo conhecimento sobre a dinâmica oclusal somado a falta de outros conhecimentos científicos, tais como: Anatomia; Patologia; Fisiologia…E sabemos(CENTRO), por experiência própria, que a Cirurgia é a soma resultante de todas as Especialidades de uma só vez—prescindir-se de uma só delas—é algo catastrófico…E apesar da nossa afirmação (Catastrófico) parecer (CENTRO) exagero — nossa forma de pensar foi corroborada até pelos Hindus que propalaram em um de seus livros sagrados, yadjour-Veda : “Somente a reunião da clínica e da cirurgia faz a perfeita arte de curar. Aquele que possuir apenas um desses conhecimentos assemelha-se ao pássaro ao qual falta uma asa.” Em suma, no momento (CENTRO) constatamos que as causas mais comuns da baixa longevidade de boa parte das Raízes Aloplásticas (“Implantes”) que sucumbem —estão atreladas a Profissionais empíricos. O Papa Pio XII (1946),”bem disse”, em seu “celebre” discurso aos Odontólogos na Itália — a “Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam ,os conhecimentos científicos de um Médico, o senso estético de um Artista, a destreza manual de um Cirurgião e a paciência de um Monge” (GIOVANI/CENTRO).
5). “É possível ter rejeição do implante dentário?
Teremos que ser indiretos para que você nos entenda. A técnica implante, visto que, implante é a técnica cirúrgica de colocar algo sem vida em algo com vida— Para que você consiga memorizar—bastará que lembre-se da técnica transplante que é a técnica cirúrgica usada para colocar algo que tem vida em algo que tem vida e essa conotação, geralmente, as pessoas já usam de forma correta ,pois, é mais usada na área Medica e Medico ” ainda” tem o respeito da Sociedade como um todo. Voltando ao nosso assunto— os materiais (biomateriais) que são os preconizados para a técnica implante são antigênicos ,digo, não causam rejeição e são, geralmente, divididos em três grupos, ei-los: Biotolerados ( não interagem com o organismo física nem quimicamente); Bioinertes (interagem com o organismo fisicamente ) e Biorreativos (interagem com o organismo física e quimicamente),assim sendo, podemos afirmar que quando o profissional respeita a “interação” (físico/química), digo, quando o profissional sabe usar o material—não haverá a situação de perda do “trabalho cirúrgico” , cujo o mesmo foi usado a técnica implante. A rejeição está mais associada a técnica cirúrgica transplante, visto que, há uma necessidade cirúrgica diferente, digo, em tal técnica o profissional lida geralmente com material vivo e que nem sempre é possível ser do próprio Paciente(autógeno),ou seja, muitas vezes o profissional tem que buscar um tecido ou órgão em outro ser vivo e é aí que, geralmente, ocorre a rejeição. Resumindo—a perda de uma raiz aloplástica implantada, observamos, se dá, geralmente, devido a 2(dois) fatores, ei-los: problemas de ordem técnica na hora da Cirurgia e trauma oriundo de confecções protéticas (Coroas dentárias) mal ajustadas e confeccionadas com materiais de grande dureza (GIOVANI/CENTRO).
6) Implantes importados são melhores que os nacionais?
Não!!! os Nacionais conseguiram ultrapassar os Importados, ainda, no início deste século. Fora o fato de vermos (CENTRO) com reservas alguns Países que nunca tiveram tradição alguma em seus produtos—estarem despejando indiscriminadamente os mesmos (Biomateriais) em solo Brasileiro. Foge ao escopo do nosso trabalho (CENTRO) citar as melhores empresas Nacionais que estão atuando no Mercado Brasileiro. Todavia, fica aqui o nosso registro de profunda admiração e respeito às Indústrias Brasileiras que fabricam e comercializam os seus próprios produtos no Brasil (GIOVANI/CENTRO).
7) Implante dentário custa caro?
Prezado Internauta…A sua pergunta é algo relativo, visto que, o que é caro para um pode ser barato para outro. Todavia, acreditamos que você quer saber o valor da cirurgia que implanta raiz aloplástica. O valor Vai depender do seu estado clinico e do profissional que você escolher, contudo, tenha em mente que tudo que gira em torno da palavra cirurgia—é algo exclusivo e os profissionais que atuam nesta área…Não fogem a regra—você tem que aprender a achar o seu profissional…Já mostramos o “caminho das pedras”(cheque o Profissional no CFO) a você .Todavia, baseado em nossas pesquisas— chegamos à conclusão que o valor do “Implante” é inversamente proporcional ao conhecimento sobre o assunto, ou seja, indivíduos com pouca informação sobre a Implantodontia ou com informações “Plásticas” dadas por “Marketeiros”— costumam gastar mais acreditando que estão gastando menos e vice versa com relação aos indivíduos mais bem informados e obviamente—boas informações não são pegas abordo de “LOCAIS/SORRISOS” enfiados em grandes shopping center —infelizmente, constatamos, o Brasileiro vai muito pelo que vê e não pelo que lê …E é aí que mora o perigo—sugerimos (CENTRO) a todos—mudança de conduta na hora de contratar o profissional. Procure não se deixar levar pela aparência do local—tenha em mente que, geralmente, maus profissionais se “camuflam” abordo de locais luxuosos (GIOVANI/ CENTRO).
8) Como é feito o procedimento de implante dentário?
O primeiro passo é fazer uma consulta com um Implantodontista (Confirme se o nome dele consta na página do CFO— se ele se apresentou a você como Especialista—é obrigatório que conste!) para saber se há mesmo a necessidade(diagnóstico) e se você tem condições físicas para submeter-se aos tramites cirúrgicos — constatado a necessidade (“implante”) — o seu Especialista irá traçar dentro do possível oferecido pela sua condição físico/clinica— pelo menos 1(um) plano de tratamento/cirúrgico e ao mesmo tempo, tal plano deverá visar a reconstrução protética (Futuro /próximo),digo, o planejamento do seu Especialista deve sempre “ter um pé na frente e outro atrás “ . Após você ter passado por tudo isso e só marcar o dia da assinatura do contrato (deverá constar no Contrato o título de Especialista seguido do número, Exemplo: IE 10099) com o seu Especialista e aguardar o dia marcado para a sua Cirurgia. Quanto a cirurgia— se for possível usar a técnica direta— sua cirurgia será rápida e deverá seguir o protocolo padrão que rege todas as cirurgias realizadas na face da terra, ei-lo:Exame Clinico(Fisiologia total do paciente)+ Radiologia (CT/ preferência)+ Assepsia +Analgesia +Cirurgia (GIOVANI/CENTRO).
9) Quanto tempo ocorre a osseointegração?
O período de Osteointegração, segundo a literatura do gênero, são: 4 (quatro) meses para a Mandíbula e 6 (seis) meses para a Maxila .todavia, com os investimentos em Pesquisas sobre o comportamento dos Biomateriais (1965 aos dias atuais) e com os avanços tecnológico/científicos— podemos contar com períodos de tempo do processo de Osteointegração mais curtos, porém, devemos ter em mente que todas as terapias sejam elas curativas ou reconstrutivas—devem ser ministradas, pelos profissionais, com reservas—visto que, sabemos, variam conforme o caso Clinico apresentado pelo Paciente, assim sendo, pré-fixar tempos—é no nosso entendimento(CENTRO)—uma conduta profissional, controversa e perigosa. (GIOVANI/CENTRO)

10) Quanto custa o implante de um dente?
Não existe implante de Dente, visto que, a técnica implante só lida com materiais Aloplásticos….E Dente é um ser vivo. Todavia…Entendemos(CENTRO) a sua pergunta—você quer saber quanto custa o transplante de um Dente(muito boa pergunta )—nesse caso, a cirurgia, geralmente é precedida de histórico do caso clinico do paciente +uma bateria de exames complementares e o prognostico é excelente —já fizemos vários transplantes ,porém, atualmente, observamos, há uma tendência tanto do profissional quanto do Paciente em querer resolver tudo com a técnica Implante—vemos (CENTRO)com tristeza tal comportamento, visto que, não há parâmetro de comparação entre 1(um) Dente transplantado e 1(uma) raiz aloplastica implantada, contudo, temos que admitir que a oportunidade é quem manda e nesse caso em questão (transplante/implante)—sem dúvida alguma a oportunidade cirúrgica que envolve a técnica implante é infinitamente maior que a que envolve a técnica transplante e o transplante, obviamente, tem o valor acima do Implante. Prezado Internauta, apesar de termos adorado a sua pergunta, não podemos precisar valores, visto que, tais Cirurgias, geralmente, são praticadas dentro da área Particular e nessa áreas, sabemos, é livre o valor cobrado, ou seja, vai de profissional a profissional (GIOVANI/ CENTRO).
11) Qual o tempo de recuperação de um implante Dentário?
O Implante de Raiz Aloplástica, faz parte do grupo das cirurgias de pequeno porte. Todavia, como qualquer outro “tamanho” de cirurgia— há o período de convalescência e tal período é variável de Paciente a Paciente, uma vez que, as reações fisiológicas não são iguais entre os Seres Vivos—sejam eles humanos ou não… Contudo—observamos períodos de convalescência Cirúrgica maiores nos casos em que os Pacientes foram operados por Profissionais pouco experientes e truculentos (GIOVANI/CENTRO).
Obs:Para maiores detalhes sobre a matéria—entre em contato conosco e interaja gratuitamente— fazendo a sua pergunta— Via Instagram: @implantegiovanicentro, www.implantegiovanicentro.com.br e www.centropesquisacraniofacial.com.br.
Atenciosamente, Pesq. Chefe.Giovani Martins Garcia (GIOVANI/CENTRO)