O que é Apnéia do Sono?
É a parada respiratória, involuntária, por um período igual ou superior a “10” segundos —durante
o sono do indivíduo (GIOVANI/CENTRO).
Quantos tipos de apnéia existem
Há três tipos de apnéia ,ei-los: 1ª a apnéia obstrutiva que é quando há a presença de esforços respiratórios contínuo; 2ª a apnéia central que é quando há a ausência de esforços respiratórios e a 3ª é a apnéia mista que é quando há um período inicial de apnéia central(sem esforços respiratórios) e logo passa a ser obstrutiva(com esforços respiratórios)no mesmo evento.(GIOVANI/CENTRO)
Quando começaram os estudos contra a apnéia e como a mesma foi abordada?
Os estudos começaram na década de “60 “ na Europa—com a criação do exame Clinico chamado Polissonografia— em uso até hoje (GIOVANI/CENTRO) .
Como é feito o diagnóstico da apnéia?
É feito através deexames clínicos e complementares,laboratoriais (GIOVANI/CENTRO) .
Quais são os exames clínicos mais em uso para o diagnóstico da
apnéia?
São vários .Todavia— são três as regiões de interesse e os primeiros exames de tais regiões são da competência de um médico otorrinolaringologista. Os exames podem ser feitos,pelo médico, com especulo nasal (forma simples) ou nasofibroscopio (é um aparelho que usa fibra óptica,cujo mesmo,possui em sua ponta uma micro-câmera e tal
câmera pode filmar e diagnosticar com precisão as três regiões básicas dos exames clinico).Voltando a responder à sua pergunta—teremos que falar das três regiões de interesse dos exames clinico, logo, temos: exame clinico otorrinolaringológico da cavidade nasal (desvio de septo,adenóide, hiperplasia dos cornetos e etc…); exame clinico otorrinolaringológico da região retropalatal (observa o espessamento do palato mole e a obliteração da região orofaringeana, hiperplasia dos pilares amigdalianos e das amígdalas e possível edema na úvula e etc..) e exame clinico otorrinolaringológico da região retrolingual (observa a língua ,a epiglote que é a região na laringe onde ficam as cordas vocais,a posição do osso hióide e etc…) (GIOVANI/CENTRO)
Como é feito o índice que avalia a apnéia?
Para obter este índice o observador deverá dividir o número de episódios apnéicos pelas horas de sono,sendo que quando este for igual a “10”—será consideradocomo apnéia “leve”,quando o número for maior que “10” e menor que “40”—será considerado apnéia “moderada” e quando este número for acima de “40” será considerado apnéia “grave”(p/CENTRO,severa). Segundo a literatura é indicado tratamento p/todos os casos com índices de apnéia superiores a “20”.(GIOVANI/CENTRO)
Como é feito o estudo da fisiologia do sono através do exame
complementar “ Polissonografia”?
feito através da medição, durante o período de monitoramento do sono,da atividade eletroencefalografica do cérebro medida pelo eletroencefalograma (GIOVANI/CENTRO) .
Como é possível obter o resultado objetivo do estudo da Fisiologia do Sono que foi colhido pela medição da atividade cerebral através do Eletroencefalograma?
Tal atividade cerebral foi estudada dividindo-se o sono do paciente em “2” fases,sendo uma fase chamada
paradoxal ou Rapid eyes moviments (REM) e a outra fase chamada de non Rapid eyes moviments (NREM) .Foi observado nesse período,de “7” horas de sono monitorado, uma supremacia do número de episódios apnéicos no período do sono “Rem” que é de aproximadamente 1ª a 2ª horas ,e é este o ultimo estágio do sono ,logo,é no sono “Rem” que ocorre o maior número de episódios apnéicos. (GIOVANI/CENTRO)
Porque a cefalometria é considerada um exame importante no
diagnóstico da SASO?
Porque é possível detectar através dos traçados as obliterações das superfícies anatômicas que impedem a
passagem do ar, visto que, o traçado cefalométrico feito na cefalometria para servir aos propósitos da síndrome (SASO) são mais ricos que os feitos para Ortodontia e Cirurgia Ortognática. (GIOVANI/CENTRO)
Qual a importância da nasofibroscopia?
É um exame “moderno” e é considerado como exame complementar muito “preciso” uma vez que atua com registros que podem ser analisados por Computador.Com este método moderno,pode-se realizar o estudo dinâmico das regiões:nasal;oral e orotraqueal — chamado de teste Miller (inspira e após expira) (GIOVANI/ CENTRO).
Qual o objetivo do tratamento da apnéia?
Desobstruir as vias aéreas, podendo o mesmo (tratamento) ser clinico ou cirúrgico (GIOVANI/ CENTRO).
Onde o tratamento da apnéia (SASO) atua?
Nas regiões: nasal; retropalatal e retrolingual(GIOVANI/CENTRO).
Quais são os tratamentos para (SASO) a apnéia?
Podem ser clínicos ou cirúrgicos. (GIOVANI/CENTRO)
Como são realizados os tratamentos clínicos e Cirúrgicos para apnéia, SASO?
Consulte, www.centropesquisacraniofacial.com.br ,clique na janela (“menu”do Site) Apnéia/Sono e terá toda a matéria sobre o assunto Apnéia/Sono (GIOVANI/CENTRO).
Quais são os objetivos dos tratamentos “Cirúrgicos” para síndrome da apnéia/sono?
Todos têm algo em comum que é tentar desobstruir as vias aéreas para que desta forma o ar alcance os pulmões sem esforços por parte dos indivíduos portadores da síndrome.(GIOVANI/CENTRO)
Quais são as cirurgias mais usadas no tratamento da síndrome (SASO), desde a primeira até as atuais (Acadêmico)?
Consulte, www.centropesquisacraniofacial.com.br . (GIOVANI/CENTRO)
Quais são os métodos cirúrgicos usados para intervir,a favor do paciente,na síndrome (SASO) e os problemas causados por cada método?
Por favor,consulte, www.centropesquisacraniofacial.com.br (GIOVANI/CENTRO) .
Qual é a incidência da síndrome da apnéia (SASO) na população?
Observamos uma ocorrência de 2% a 9% da população acima dos “45” anos(GIOVANI/CENTRO).
Há algum predomínio, (SASO),entre homens e mulheres?
sim , há um predomínio de 8:1,digo,”8”homens afetados para “1” mulher afetada (GIOVANI/CENTRO).
Porque o predomínio é tão acentuado,digo,porque são “8” homens p/cada mulher, acometidos nesta síndrome?
devido à resistência da musculatura da faringe do homem ser maior do que a da musculatura da faringe da mulher, durante a passagem do ar pelas vias aéreas. (GIOVANI/CENTRO).
A incidência da “SASO” é estática ou tende a aumentar com a idade
?
tende a aumentar com a idade e com a obesidade .(GIOVANI/CENTRO)
Qual a proporção da incidência da síndrome entre homens e mulheres menopausadas?
é de 4:1, digo,”4” homens p/cada “1” mulher afetada .A isso, deve-se ao fato da mulher apresentar na menopausa um enrijecimento muscular maior(faringe) devido a ação hormonal (GIOVANI/CENTRO).
Com a parada dos movimentos respiratórios oriunda da síndrome (SASO) o que ocorre no sangue?
Há uma hipoxigenação do sangue (consequência direta) (GIOVANI/CENTRO).
O que acontece devido à hipoxigenação do sangue,oriunda da parada dos movimentos respiratórios,ocasionada pela síndrome, SASO?
O individuo acorda,pois,há um estimulo,”reflexo”,ao centro respiratório e tal estimulo ordena que o individuo acorde e dessa forma se livre da “morte” (GIOVANI/CENTRO).
Qual é a consequência, para o indivíduo, desse despertar súbito durante os episódios da síndrome que ocorre automaticamente durante o sono?
a interrupção da fisiologia do sono oriunda desse despertar “reflexo” trás p/ o individuo portador da síndrome uma serie de transtornos dentre eles a falta de descanso e a excessiva sonolência diurna.(GIOVANI/CENTRO)
Quais são os efeitos sistêmicos causados devido a hipoxigenação que é fruto da parada dos movimentos respiratórios?
observamos vários, ei-los: arritmia cardíaca durante o sono;bloqueio do nódulo sinoatrial que duram de 2,5 a 13 segundos;convulsões e hipersonolência diurna (GIOVANI /CENTRO).
Quais são os problemas gerados pela hipersonolência diurna,oriunda da “SASO”?
pode gerar vários problemas para o individuo,tais como limitação das atividades diurnas e por conseguinte há um ganho de “peso”, logo, consequentemente há uma hiperlipidemia o que gera maior incidência de distúrbios cardíacos em tais indivíduos e etc…(GIOVANI/CENTRO).
Todas as perguntas foram respondidas
Pesq.Chefe. Giovani Martins Garcia ( GIOVANI/CENTRO)
CENTRO DE PESQUISA ÓSSEO-CRANIOFACIAL